top of page

Vizinhança Solidária no Jardim da Saúde conta a história do grupo em E-Book



A experiência no Jardim da Saúde, São Paulo, tem sido bem peculiar. Congregar pessoas com diferentes olhares e interesses, não é tarefa fácil, mas estamos tentando com o que temos e podemos. Quando soubemos do programa VS, em maio de 2017, fomos notificados de que ele era implantado preferencialmente em prédios e, em nosso caso, onde há basicamente residências térreas, teria que ser por rua, identificando as lideranças.

Para que isso fosse possível, achamos melhor criar um grande grupo de moradores já conhecidos, para divulgar o programa.

O primeiro passo foi contatar alguns vizinhos e criar um grupo de WhatsApp, colocando todos como administradores. Com isso, os moradores foram inserindo outros vizinhos e o grupo cresceu rapidamente.

A intenção deste grupo era e é:

• Acolher os moradores e integrá-los; • Identificar as lideranças; • Criar grupos bolsões, esses sim, em conformidade com as regras de funcionamento da Polícia Militar.

O grupo original foi criado em 24/05/17 e chamado de Vizinhança Solidária ou VS e, em 06/09/17, migramos para um outro grupo, chamado de VS2, com a função de ser um grupo pré-bolsão. Para essa finalidade, aproveitamos o que tínhamos, utilizando a tecnologia que estava disponível.

bottom of page